Vogal é todo fonema em cuja emissão o ar passa livremente pela boca (ou também pelo nariz), sem obstrução. [1] [2]
Também é como se denominam as letras que representam os sons vocálicos. Na língua portuguesa são cinco as letras usadas para representar vogais: A, E, I, O, U.
Na maioria das línguas as vogais constituem o que se chama de cume silábico, ou seja, qualquer sílaba tem de possuir uma vogal, quer tenha consoantes ou não, sendo essa vogal o segmento fonético pronunciado com maior intensidade.
O processo de alfabetização é o primeiro contato que as crianças têm com a educação formal. Nesse momento, elas aprendem que o estudo das letras e dos números é uma atividade estimulante e compensadora.
Para que a aprendizagem seja eficiente, os pais e responsáveis podem auxiliar os pequenos no letramento com tarefas feitas em casa. É interessante também ler histórias para a criança ou usar dinâmicas para ela aprender novas palavras.
Quer entender como ensinar as vogais da melhor forma? Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
Sugestões para ensinar as vogais
👉 Faça atividade de reconhecimento de vogais.
O primeiro passo é realizar uma atividade de reconhecimento das vogais para trabalhar o alfabeto com a criança. Assim, rapidamente ela já consegue pronunciar e escrever cada vogal. É importante buscar apoio na ludicidade para que o pequeno consiga construir o conhecimento de maneira eficaz.
Uma boa ideia é confeccionar cartões com cada vogal e colocá-los em um local de fácil visualização, por exemplo, no quarto ou no ambiente de estudo. Dessa forma, é possível memorizar as vogais e estimular a criança a colocar em prática o que ela aprendeu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário